MÁQUINAS ELÉTRICAS
Figura 1 - Circuito equivalente por fase do motor de indução trifásico
Considere um motor de indução trifásico de 6 polos, ligado em Δ, a ser alimentado com tensões de valor eficaz de 760 V, em 60 Hz. O motor vai operar na condição nominal com escorregamento de 2,5% e possui os seguintes valores de parâmetros do circuito equivalente em Ω/fase, referidos para o lado do estator:
Rs = 0,6Ω; R’R = 0,28Ω; Xs = 0,98Ω; X’RB = 0,72Ω; XM = 43,1Ω; RM =∞ Ω .
Utilizando o circuito equivalente por fase mostrado na figura 1, avalie as questões que se seguem. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
I. O módulo da impedância equivalente por fase do motor é menor que 10 Ω para essa condição de carga.
II. O valor eficaz da corrente por fase que o motor absorve é maior que 60 A para essa condição de carga.
III. O valor eficaz da corrente de linha que a rede de alimentação fornece ao motor é maior que 100 A para essa condição de operação.
IV. A velocidade do motor para essa condição de operação é maior que 870 RPM.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV, apenas
IV apenas
I, III e IV, apenas
I, II e III, apenas
III e IV apenas
Máquinas elétricas girantes são dispositivos que podem operar como motores acionando cargas mecânicas ou como geradores quando acionadas por máquinas primárias como as turbinas. Esses dispositivos eletromecânicos estão presentes em usinas hidrelétricas gerando energia e em parques industriais, funcionando principalmente como motores elétricos, movimentando equipamentos mecânicos. Essas máquinas são classificadas em: máquinas de corrente contínua, máquinas síncronas e máquinas assíncronas, também chamadas de máquinas de indução.
Avalie as afirmações que se seguem a respeito dos conversores eletromecânicos de energia, chamados de máquinas elétricas de corrente contínua.
I. Reação da armadura é o efeito da FMM produzida pelos condutores da armadura ao distorcer e reduzir fluxo mútuo no entreferro
II. As perdas no enrolamento da armadura variam linearmente com corrente de carga.
III. As perdas elétricas são perdas devidas a circulação de corrente nos enrolamentos das máquinas elétricas.
IV. Perdas rotacionais ocorrem somente devido as perdas mecânicas: atrito nos rolamentos, atrito nas escovas e ventilação.
É correto o que se afirma em
Somente III e IV
Somente III
Somente I e III
Somente I, II e IV
Somente I, III e IV
Um motor elétrico de corrente contínua do tipo shunt apresenta resistência de armadura igual a 0,15 Ω e resistência de campo de 600 Ω e queda de tensão nas escovas de 2 V. Para uma determinada condição de operação o motor consome 401 A da rede de alimentação quando é energizado por uma fonte de tensão contínua de 600 V. Para essa condição de operação, determine a força contraeletromotriz induzida no enrolamento da armadura do motor e marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
600,00 V
538,75 V
538,00 V
598,00 V
537,85 V
O funcionamento das máquinas elétricas pode ser explicado por meio de vários fundamentos: eletromecânicos, fenômenos eletromagnéticos, e estruturas elementares. Considerando os fundamentos da eletromecânica envolvendo os princípios da indução magnética e força eletromagnética, os geradores elementares, a força contraeletromotriz, a ação motora e a ação geradora, analise as afirmações abaixo. Marque a alternativa que apresenata a sequência correta.
I - A descoberta de Faraday foi a geração de uma tensão devido o movimento relativo entre um condutor de eletricidade e um campo magnético.
II - A forma de onda da tensão gerada em todos os tipos de máquina elétrica é alternada, mas pode ser retificada por meio de um comutador mecânico em uma máquina de corrente contínua.
III - Quando uma máquina elétrica de corrente contínua opera como motor, uma tensão elétrica é induzida nos enrolamentos de sua armadura, sendo chamada de força contraeletromotriz.
IV - Quando quer que ocorra uma ação motora, uma ação geradora ocorre simultaneamente em uma máquina girante o que possibilita que uma mesma máquina possa operar ou como motor ou como gerador.
V - De acordo com a Lei de Lenz, em todos os casos de indução eletromagnética, a f.e.m induzida fará que a corrente circule em um circuito fechado num sentido tal que seu efeito magnético se oponha à variação que a produziu.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, III, IV e V
III, IV e V apenas
II, IV e V apenas
Um motor shunt operando na condição nominal absorve 15 KW de uma fonte de alimentação de corrente contínua. Sua resistência de enrolamento de campo e armadura são 300 Ω e 0,05 Ω respectivamente. A tensão nominal aplicada nos terminais da armadura do motor é 300 V a queda nas escovas igual a 0.5% da tensão nominal.
Calcule a corrente absorvida pelo motor da fonte de alimentação e a força contraeletromotriz gerada pelo motor. Depois marque a resposta correta entre as alternativas abaixo.
a) IL = 49 A e Ec = 286,05 V
a) IL = 49 A e Ec = 116,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 296,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 300,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 196,05 V
Um gerador síncrono ou um motor síncrono, fisicamente é o mesmo equipamento, é a mesma máquina síncrona. Em operação o fluxo de potência ativa flui da máquina para o sistema elétrico, ao qual ele está interligado, quando a máquina está funcionando como gerador e flui do sistema elétrico para a máquina quando ela está operando como motor. Normalmente os motores síncronos são conectados a sistemas elétricos de energia que contêm geradores de porte muito maior do que o porte dos motores. Assim, a tensão e a frequência nos terminais do motor são fixas. Nesse sentido o sistema de energia se apresenta para o motor como um barramento infinito. O circuito equivalente de um motor síncrono é o mesmo de um gerador síncrono, mas a corrente tem sentido contrário de um em relação ao outro. Além disso, operam na mesma velocidade síncrona: o gerador com tal velocidade determinada e controlada pela turbina e seu governador e o motor estabelecida pela frequência das tensões do sistema elétrico. Associado a essa temática, avalie as afirmativas que se seguir, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Em seguida marque a resposta correta entre as alternativa.
Para qualquer situação de excitação de campo, quando a máquina síncrona está operando como gerador, o fluxo de potência reativa flui do gerador para o sistema elétrico ao qual ele está conectado enquanto que com a máquina funcionando como motor, o fluxo de potência reativa flui do sistema para o motor.
Um motor síncrono não tem conjugado de partida e, portanto, precisa utilizar algum método de partida, sendo o enrolamento amortecedor um dos mais importantes, pois eles também aumentam a estabilidade do motor durante transitório de carga.
A potência máxima possível que um gerador síncrono pode fornecer a um sistema elétrico pode ser calculada pela expressão Pmax=3VϕEA/xs e o conjugado máximo possível pela expressão Tmax=3VϕEA/ωsxs
Quando a máquina síncrona funciona como motor, devido a presença dos enrolamentos amortecedores, a velocidade de seu rotor se estabelece abaixo da velocidade síncrona em virtude da queda de tensão natural dos sistemas eletricos sobrecarregados.
É correto o que se afirma apenas em
1 e 2
2 e 3
1
3 e 4
2
Um gerador síncrono trifásico de pequeno porte, instalado em fazenda gera energia a partir de uma pequena planta de biogás associada a uma granja de suínos. O gerador é de 40 kVA, 220 V, ligação em triângulo e tem resistência de armadura de 0,1 Ω por fase e reatância síncrona de armadura de 1Ω por fase. Calcule o regulação de tensão desse gerador ao funcionar, entregando potência nominal a uma carga com fator de potência 0,92 atrasado. Depois, assinale a resposta correta entre as faixas de valores das alternativas disponíveis.
16±1%
10±1%
12±1%
40±1%
20±1%
Motores de indução absorvem na partida valores altos de corrente da rede de alimentação. Razão pela qual, métodos de partida e aspectos construtivos são utilizados no intuito de assegurar a corrente de partida em patamares aceitáveis. Dentro desse contexto, avalie cada uma das afirmativas que se segue, verifique sua veracidade e depois marque a resposta correta entre as alternativas exibidas.
Motor de indução de dupla gaiola é um motor projetado para partir ligado direto à rede elétrica.
Motores de indução trifásicos das categorias A e B, de potência até 5 Cv, podem partir por ligação direta à rede, por apresentarem corrente de partida tolerável.
Motores de indução da categoria D apresentam torque máximo na partida e corrente de partida que varia de 3 a 8 vezes a nominal.
Quando uma chave estrela-triângulo é utilizada para partir um motor de indução, o motor parte conectado em triângulo e ao atingir velocidade próxima a velocidade nominal é conectado em estrela.
O rotor de motores de indução do tipo rotor bobinado possui enrolamento trifásico que pode ser ligado em estrela, que é externamente acessível por meio de três anéis construídos no eixo do motor, por onde são inseridas resistências que possibilitam o controle do torque e a corrente de partida do dispositivo.
É correto o que se afirma em
3 e 5 apenas
2, 3, 4 e 5 apenas
1, 2, 3 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 5 apenas
Um motor de indução trifásico de 440 V, com enrolamento conectado em triângulo, oito polos, 60 Hz, está operando, em condições nominais com um escorregamento de 2%, acionando uma carga mecânica acoplada em seu eixo de giro. Nessa condição de funcionamento, tal motor absorve 15 kW de potência ativa da fonte de alimentação, com fator de potência 0,92 atrasado. Posto isto, para esse motor, nessa condição de operação, determine: a) a velocidade do campo magnético girante em seu interior, em rotações por minuto, b) velocidade de seu eixo de giro, em rotações por minuto, c) a frequência das tensões induzidas no rotor do motor, d) o valor eficaz da corrente que circula em cada fase de seu enrolamento trifásico. Depois, marque a resposta correta entre as alternativas propostas.
a) 1800 rpm; b) 1782 rpm; c) 3,0 Hz, d) 12,35 A.
a) 900 rpm; b) 855 rpm; c) 3,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 1200 rpm; b) 1182 rpm; c) 1,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 900 rpm; b) 882 rpm; c) 1,2 Hz; d) 12,35 A.
a) 3600 rpm; b) 3545 rpm; c) 2,0 Hz, d) 100 A.
Um motor série com 400 V aplicados ao seu enrolamento de armadura absorve 28 KW da rede de alimentação ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação. Seu rendimento nessa condição de carga é de 87% e sua velocidade 1725 RPM. A resistência de campo série é 0,066Ω, a resistência do circuito da armadura 0,7Ω e a queda de tensão nas escovas 2 V. Para esse motor avalie as afirmativas abaixo. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
I. A força contraeletromotriz gerada nessa condição de operação é menor que 300 V.
II. A potência de saída do motor é igual 20 kW para essa condição de carga.
III. O torque no eixo do motor nessa condição de carga é maior que 100 N.m.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV, apenas
IV apenas
I, III e IV, apenas
I, II e III, apenas
III e IV apenas
Máquinas elétricas girantes são dispositivos que podem operar como motores acionando cargas mecânicas ou como geradores quando acionadas por máquinas primárias como as turbinas. Esses dispositivos eletromecânicos estão presentes em usinas hidrelétricas gerando energia e em parques industriais, funcionando principalmente como motores elétricos, movimentando equipamentos mecânicos. Essas máquinas são classificadas em: máquinas de corrente contínua, máquinas síncronas e máquinas assíncronas, também chamadas de máquinas de indução.
Avalie as afirmações que se seguem a respeito dos conversores eletromecânicos de energia, chamados de máquinas elétricas de corrente contínua.
I. Reação da armadura é o efeito da FMM produzida pelos condutores da armadura ao distorcer e reduzir fluxo mútuo no entreferro
II. As perdas no enrolamento da armadura variam linearmente com corrente de carga.
III. As perdas elétricas são perdas devidas a circulação de corrente nos enrolamentos das máquinas elétricas.
IV. Perdas rotacionais ocorrem somente devido as perdas mecânicas: atrito nos rolamentos, atrito nas escovas e ventilação.
É correto o que se afirma em
Somente III e IV
Somente III
Somente I e III
Somente I, II e IV
Somente I, III e IV
Um motor elétrico de corrente contínua do tipo shunt apresenta resistência de armadura igual a 0,15 Ω e resistência de campo de 600 Ω e queda de tensão nas escovas de 2 V. Para uma determinada condição de operação o motor consome 401 A da rede de alimentação quando é energizado por uma fonte de tensão contínua de 600 V. Para essa condição de operação, determine a força contraeletromotriz induzida no enrolamento da armadura do motor e marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
600,00 V
538,75 V
538,00 V
598,00 V
537,85 V
O funcionamento das máquinas elétricas pode ser explicado por meio de vários fundamentos: eletromecânicos, fenômenos eletromagnéticos, e estruturas elementares. Considerando os fundamentos da eletromecânica envolvendo os princípios da indução magnética e força eletromagnética, os geradores elementares, a força contraeletromotriz, a ação motora e a ação geradora, analise as afirmações abaixo. Marque a alternativa que apresenata a sequência correta.
I - A descoberta de Faraday foi a geração de uma tensão devido o movimento relativo entre um condutor de eletricidade e um campo magnético.
II - A forma de onda da tensão gerada em todos os tipos de máquina elétrica é alternada, mas pode ser retificada por meio de um comutador mecânico em uma máquina de corrente contínua.
III - Quando uma máquina elétrica de corrente contínua opera como motor, uma tensão elétrica é induzida nos enrolamentos de sua armadura, sendo chamada de força contraeletromotriz.
IV - Quando quer que ocorra uma ação motora, uma ação geradora ocorre simultaneamente em uma máquina girante o que possibilita que uma mesma máquina possa operar ou como motor ou como gerador.
V - De acordo com a Lei de Lenz, em todos os casos de indução eletromagnética, a f.e.m induzida fará que a corrente circule em um circuito fechado num sentido tal que seu efeito magnético se oponha à variação que a produziu.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, III, IV e V
III, IV e V apenas
II, IV e V apenas
Um motor shunt operando na condição nominal absorve 15 KW de uma fonte de alimentação de corrente contínua. Sua resistência de enrolamento de campo e armadura são 300 Ω e 0,05 Ω respectivamente. A tensão nominal aplicada nos terminais da armadura do motor é 300 V a queda nas escovas igual a 0.5% da tensão nominal.
Calcule a corrente absorvida pelo motor da fonte de alimentação e a força contraeletromotriz gerada pelo motor. Depois marque a resposta correta entre as alternativas abaixo.
a) IL = 49 A e Ec = 286,05 V
a) IL = 49 A e Ec = 116,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 296,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 300,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 196,05 V
Um gerador síncrono ou um motor síncrono, fisicamente é o mesmo equipamento, é a mesma máquina síncrona. Em operação o fluxo de potência ativa flui da máquina para o sistema elétrico, ao qual ele está interligado, quando a máquina está funcionando como gerador e flui do sistema elétrico para a máquina quando ela está operando como motor. Normalmente os motores síncronos são conectados a sistemas elétricos de energia que contêm geradores de porte muito maior do que o porte dos motores. Assim, a tensão e a frequência nos terminais do motor são fixas. Nesse sentido o sistema de energia se apresenta para o motor como um barramento infinito. O circuito equivalente de um motor síncrono é o mesmo de um gerador síncrono, mas a corrente tem sentido contrário de um em relação ao outro. Além disso, operam na mesma velocidade síncrona: o gerador com tal velocidade determinada e controlada pela turbina e seu governador e o motor estabelecida pela frequência das tensões do sistema elétrico. Associado a essa temática, avalie as afirmativas que se seguir, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Em seguida marque a resposta correta entre as alternativa.
Para qualquer situação de excitação de campo, quando a máquina síncrona está operando como gerador, o fluxo de potência reativa flui do gerador para o sistema elétrico ao qual ele está conectado enquanto que com a máquina funcionando como motor, o fluxo de potência reativa flui do sistema para o motor.
Um motor síncrono não tem conjugado de partida e, portanto, precisa utilizar algum método de partida, sendo o enrolamento amortecedor um dos mais importantes, pois eles também aumentam a estabilidade do motor durante transitório de carga.
A potência máxima possível que um gerador síncrono pode fornecer a um sistema elétrico pode ser calculada pela expressão Pmax=3VϕEA/xs e o conjugado máximo possível pela expressão Tmax=3VϕEA/ωsxs
Quando a máquina síncrona funciona como motor, devido a presença dos enrolamentos amortecedores, a velocidade de seu rotor se estabelece abaixo da velocidade síncrona em virtude da queda de tensão natural dos sistemas eletricos sobrecarregados.
É correto o que se afirma apenas em
1 e 2
2 e 3
1
3 e 4
2
Um gerador síncrono trifásico de pequeno porte, instalado em fazenda gera energia a partir de uma pequena planta de biogás associada a uma granja de suínos. O gerador é de 40 kVA, 220 V, ligação em triângulo e tem resistência de armadura de 0,1 Ω por fase e reatância síncrona de armadura de 1Ω por fase. Calcule o regulação de tensão desse gerador ao funcionar, entregando potência nominal a uma carga com fator de potência 0,92 atrasado. Depois, assinale a resposta correta entre as faixas de valores das alternativas disponíveis.
16±1%
10±1%
12±1%
40±1%
20±1%
Motores de indução absorvem na partida valores altos de corrente da rede de alimentação. Razão pela qual, métodos de partida e aspectos construtivos são utilizados no intuito de assegurar a corrente de partida em patamares aceitáveis. Dentro desse contexto, avalie cada uma das afirmativas que se segue, verifique sua veracidade e depois marque a resposta correta entre as alternativas exibidas.
Motor de indução de dupla gaiola é um motor projetado para partir ligado direto à rede elétrica.
Motores de indução trifásicos das categorias A e B, de potência até 5 Cv, podem partir por ligação direta à rede, por apresentarem corrente de partida tolerável.
Motores de indução da categoria D apresentam torque máximo na partida e corrente de partida que varia de 3 a 8 vezes a nominal.
Quando uma chave estrela-triângulo é utilizada para partir um motor de indução, o motor parte conectado em triângulo e ao atingir velocidade próxima a velocidade nominal é conectado em estrela.
O rotor de motores de indução do tipo rotor bobinado possui enrolamento trifásico que pode ser ligado em estrela, que é externamente acessível por meio de três anéis construídos no eixo do motor, por onde são inseridas resistências que possibilitam o controle do torque e a corrente de partida do dispositivo.
É correto o que se afirma em
3 e 5 apenas
2, 3, 4 e 5 apenas
1, 2, 3 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 5 apenas
Um motor de indução trifásico de 440 V, com enrolamento conectado em triângulo, oito polos, 60 Hz, está operando, em condições nominais com um escorregamento de 2%, acionando uma carga mecânica acoplada em seu eixo de giro. Nessa condição de funcionamento, tal motor absorve 15 kW de potência ativa da fonte de alimentação, com fator de potência 0,92 atrasado. Posto isto, para esse motor, nessa condição de operação, determine: a) a velocidade do campo magnético girante em seu interior, em rotações por minuto, b) velocidade de seu eixo de giro, em rotações por minuto, c) a frequência das tensões induzidas no rotor do motor, d) o valor eficaz da corrente que circula em cada fase de seu enrolamento trifásico. Depois, marque a resposta correta entre as alternativas propostas.
a) 1800 rpm; b) 1782 rpm; c) 3,0 Hz, d) 12,35 A.
a) 900 rpm; b) 855 rpm; c) 3,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 1200 rpm; b) 1182 rpm; c) 1,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 900 rpm; b) 882 rpm; c) 1,2 Hz; d) 12,35 A.
a) 3600 rpm; b) 3545 rpm; c) 2,0 Hz, d) 100 A.
Um motor série com 400 V aplicados ao seu enrolamento de armadura absorve 28 KW da rede de alimentação ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação. Seu rendimento nessa condição de carga é de 87% e sua velocidade 1725 RPM. A resistência de campo série é 0,066Ω, a resistência do circuito da armadura 0,7Ω e a queda de tensão nas escovas 2 V. Para esse motor avalie as afirmativas abaixo. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
I. A força contraeletromotriz gerada nessa condição de operação é menor que 300 V.
II. A potência de saída do motor é igual 20 kW para essa condição de carga.
III. O torque no eixo do motor nessa condição de carga é maior que 100 N.m.
É correto o que se afirma em:
Somente III e IV
Somente III
Somente I e III
Somente I, II e IV
Somente I, III e IV
Um motor elétrico de corrente contínua do tipo shunt apresenta resistência de armadura igual a 0,15 Ω e resistência de campo de 600 Ω e queda de tensão nas escovas de 2 V. Para uma determinada condição de operação o motor consome 401 A da rede de alimentação quando é energizado por uma fonte de tensão contínua de 600 V. Para essa condição de operação, determine a força contraeletromotriz induzida no enrolamento da armadura do motor e marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
600,00 V
538,75 V
538,00 V
598,00 V
537,85 V
O funcionamento das máquinas elétricas pode ser explicado por meio de vários fundamentos: eletromecânicos, fenômenos eletromagnéticos, e estruturas elementares. Considerando os fundamentos da eletromecânica envolvendo os princípios da indução magnética e força eletromagnética, os geradores elementares, a força contraeletromotriz, a ação motora e a ação geradora, analise as afirmações abaixo. Marque a alternativa que apresenata a sequência correta.
I - A descoberta de Faraday foi a geração de uma tensão devido o movimento relativo entre um condutor de eletricidade e um campo magnético.
II - A forma de onda da tensão gerada em todos os tipos de máquina elétrica é alternada, mas pode ser retificada por meio de um comutador mecânico em uma máquina de corrente contínua.
III - Quando uma máquina elétrica de corrente contínua opera como motor, uma tensão elétrica é induzida nos enrolamentos de sua armadura, sendo chamada de força contraeletromotriz.
IV - Quando quer que ocorra uma ação motora, uma ação geradora ocorre simultaneamente em uma máquina girante o que possibilita que uma mesma máquina possa operar ou como motor ou como gerador.
V - De acordo com a Lei de Lenz, em todos os casos de indução eletromagnética, a f.e.m induzida fará que a corrente circule em um circuito fechado num sentido tal que seu efeito magnético se oponha à variação que a produziu.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, III, IV e V
III, IV e V apenas
II, IV e V apenas
Um motor shunt operando na condição nominal absorve 15 KW de uma fonte de alimentação de corrente contínua. Sua resistência de enrolamento de campo e armadura são 300 Ω e 0,05 Ω respectivamente. A tensão nominal aplicada nos terminais da armadura do motor é 300 V a queda nas escovas igual a 0.5% da tensão nominal.
Calcule a corrente absorvida pelo motor da fonte de alimentação e a força contraeletromotriz gerada pelo motor. Depois marque a resposta correta entre as alternativas abaixo.
a) IL = 49 A e Ec = 286,05 V
a) IL = 49 A e Ec = 116,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 296,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 300,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 196,05 V
Um gerador síncrono ou um motor síncrono, fisicamente é o mesmo equipamento, é a mesma máquina síncrona. Em operação o fluxo de potência ativa flui da máquina para o sistema elétrico, ao qual ele está interligado, quando a máquina está funcionando como gerador e flui do sistema elétrico para a máquina quando ela está operando como motor. Normalmente os motores síncronos são conectados a sistemas elétricos de energia que contêm geradores de porte muito maior do que o porte dos motores. Assim, a tensão e a frequência nos terminais do motor são fixas. Nesse sentido o sistema de energia se apresenta para o motor como um barramento infinito. O circuito equivalente de um motor síncrono é o mesmo de um gerador síncrono, mas a corrente tem sentido contrário de um em relação ao outro. Além disso, operam na mesma velocidade síncrona: o gerador com tal velocidade determinada e controlada pela turbina e seu governador e o motor estabelecida pela frequência das tensões do sistema elétrico. Associado a essa temática, avalie as afirmativas que se seguir, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Em seguida marque a resposta correta entre as alternativa.
Para qualquer situação de excitação de campo, quando a máquina síncrona está operando como gerador, o fluxo de potência reativa flui do gerador para o sistema elétrico ao qual ele está conectado enquanto que com a máquina funcionando como motor, o fluxo de potência reativa flui do sistema para o motor.
Um motor síncrono não tem conjugado de partida e, portanto, precisa utilizar algum método de partida, sendo o enrolamento amortecedor um dos mais importantes, pois eles também aumentam a estabilidade do motor durante transitório de carga.
A potência máxima possível que um gerador síncrono pode fornecer a um sistema elétrico pode ser calculada pela expressão Pmax=3VϕEA/xs e o conjugado máximo possível pela expressão Tmax=3VϕEA/ωsxs
Quando a máquina síncrona funciona como motor, devido a presença dos enrolamentos amortecedores, a velocidade de seu rotor se estabelece abaixo da velocidade síncrona em virtude da queda de tensão natural dos sistemas eletricos sobrecarregados.
É correto o que se afirma apenas em
1 e 2
2 e 3
1
3 e 4
2
Um gerador síncrono trifásico de pequeno porte, instalado em fazenda gera energia a partir de uma pequena planta de biogás associada a uma granja de suínos. O gerador é de 40 kVA, 220 V, ligação em triângulo e tem resistência de armadura de 0,1 Ω por fase e reatância síncrona de armadura de 1Ω por fase. Calcule o regulação de tensão desse gerador ao funcionar, entregando potência nominal a uma carga com fator de potência 0,92 atrasado. Depois, assinale a resposta correta entre as faixas de valores das alternativas disponíveis.
16±1%
10±1%
12±1%
40±1%
20±1%
Motores de indução absorvem na partida valores altos de corrente da rede de alimentação. Razão pela qual, métodos de partida e aspectos construtivos são utilizados no intuito de assegurar a corrente de partida em patamares aceitáveis. Dentro desse contexto, avalie cada uma das afirmativas que se segue, verifique sua veracidade e depois marque a resposta correta entre as alternativas exibidas.
Motor de indução de dupla gaiola é um motor projetado para partir ligado direto à rede elétrica.
Motores de indução trifásicos das categorias A e B, de potência até 5 Cv, podem partir por ligação direta à rede, por apresentarem corrente de partida tolerável.
Motores de indução da categoria D apresentam torque máximo na partida e corrente de partida que varia de 3 a 8 vezes a nominal.
Quando uma chave estrela-triângulo é utilizada para partir um motor de indução, o motor parte conectado em triângulo e ao atingir velocidade próxima a velocidade nominal é conectado em estrela.
O rotor de motores de indução do tipo rotor bobinado possui enrolamento trifásico que pode ser ligado em estrela, que é externamente acessível por meio de três anéis construídos no eixo do motor, por onde são inseridas resistências que possibilitam o controle do torque e a corrente de partida do dispositivo.
É correto o que se afirma em
3 e 5 apenas
2, 3, 4 e 5 apenas
1, 2, 3 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 5 apenas
Um motor de indução trifásico de 440 V, com enrolamento conectado em triângulo, oito polos, 60 Hz, está operando, em condições nominais com um escorregamento de 2%, acionando uma carga mecânica acoplada em seu eixo de giro. Nessa condição de funcionamento, tal motor absorve 15 kW de potência ativa da fonte de alimentação, com fator de potência 0,92 atrasado. Posto isto, para esse motor, nessa condição de operação, determine: a) a velocidade do campo magnético girante em seu interior, em rotações por minuto, b) velocidade de seu eixo de giro, em rotações por minuto, c) a frequência das tensões induzidas no rotor do motor, d) o valor eficaz da corrente que circula em cada fase de seu enrolamento trifásico. Depois, marque a resposta correta entre as alternativas propostas.
a) 1800 rpm; b) 1782 rpm; c) 3,0 Hz, d) 12,35 A.
a) 900 rpm; b) 855 rpm; c) 3,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 1200 rpm; b) 1182 rpm; c) 1,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 900 rpm; b) 882 rpm; c) 1,2 Hz; d) 12,35 A.
a) 3600 rpm; b) 3545 rpm; c) 2,0 Hz, d) 100 A.
Um motor série com 400 V aplicados ao seu enrolamento de armadura absorve 28 KW da rede de alimentação ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação. Seu rendimento nessa condição de carga é de 87% e sua velocidade 1725 RPM. A resistência de campo série é 0,066Ω, a resistência do circuito da armadura 0,7Ω e a queda de tensão nas escovas 2 V. Para esse motor avalie as afirmativas abaixo. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
I. A força contraeletromotriz gerada nessa condição de operação é menor que 300 V.
II. A potência de saída do motor é igual 20 kW para essa condição de carga.
III. O torque no eixo do motor nessa condição de carga é maior que 100 N.m.
É correto o que se afirma em:
600,00 V
538,75 V
538,00 V
598,00 V
537,85 V
O funcionamento das máquinas elétricas pode ser explicado por meio de vários fundamentos: eletromecânicos, fenômenos eletromagnéticos, e estruturas elementares. Considerando os fundamentos da eletromecânica envolvendo os princípios da indução magnética e força eletromagnética, os geradores elementares, a força contraeletromotriz, a ação motora e a ação geradora, analise as afirmações abaixo. Marque a alternativa que apresenata a sequência correta.
I - A descoberta de Faraday foi a geração de uma tensão devido o movimento relativo entre um condutor de eletricidade e um campo magnético.
II - A forma de onda da tensão gerada em todos os tipos de máquina elétrica é alternada, mas pode ser retificada por meio de um comutador mecânico em uma máquina de corrente contínua.
III - Quando uma máquina elétrica de corrente contínua opera como motor, uma tensão elétrica é induzida nos enrolamentos de sua armadura, sendo chamada de força contraeletromotriz.
IV - Quando quer que ocorra uma ação motora, uma ação geradora ocorre simultaneamente em uma máquina girante o que possibilita que uma mesma máquina possa operar ou como motor ou como gerador.
V - De acordo com a Lei de Lenz, em todos os casos de indução eletromagnética, a f.e.m induzida fará que a corrente circule em um circuito fechado num sentido tal que seu efeito magnético se oponha à variação que a produziu.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, III, IV e V
III, IV e V apenas
II, IV e V apenas
Um motor shunt operando na condição nominal absorve 15 KW de uma fonte de alimentação de corrente contínua. Sua resistência de enrolamento de campo e armadura são 300 Ω e 0,05 Ω respectivamente. A tensão nominal aplicada nos terminais da armadura do motor é 300 V a queda nas escovas igual a 0.5% da tensão nominal.
Calcule a corrente absorvida pelo motor da fonte de alimentação e a força contraeletromotriz gerada pelo motor. Depois marque a resposta correta entre as alternativas abaixo.
a) IL = 49 A e Ec = 286,05 V
a) IL = 49 A e Ec = 116,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 296,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 300,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 196,05 V
Um gerador síncrono ou um motor síncrono, fisicamente é o mesmo equipamento, é a mesma máquina síncrona. Em operação o fluxo de potência ativa flui da máquina para o sistema elétrico, ao qual ele está interligado, quando a máquina está funcionando como gerador e flui do sistema elétrico para a máquina quando ela está operando como motor. Normalmente os motores síncronos são conectados a sistemas elétricos de energia que contêm geradores de porte muito maior do que o porte dos motores. Assim, a tensão e a frequência nos terminais do motor são fixas. Nesse sentido o sistema de energia se apresenta para o motor como um barramento infinito. O circuito equivalente de um motor síncrono é o mesmo de um gerador síncrono, mas a corrente tem sentido contrário de um em relação ao outro. Além disso, operam na mesma velocidade síncrona: o gerador com tal velocidade determinada e controlada pela turbina e seu governador e o motor estabelecida pela frequência das tensões do sistema elétrico. Associado a essa temática, avalie as afirmativas que se seguir, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Em seguida marque a resposta correta entre as alternativa.
Para qualquer situação de excitação de campo, quando a máquina síncrona está operando como gerador, o fluxo de potência reativa flui do gerador para o sistema elétrico ao qual ele está conectado enquanto que com a máquina funcionando como motor, o fluxo de potência reativa flui do sistema para o motor.
Um motor síncrono não tem conjugado de partida e, portanto, precisa utilizar algum método de partida, sendo o enrolamento amortecedor um dos mais importantes, pois eles também aumentam a estabilidade do motor durante transitório de carga.
A potência máxima possível que um gerador síncrono pode fornecer a um sistema elétrico pode ser calculada pela expressão Pmax=3VϕEA/xs e o conjugado máximo possível pela expressão Tmax=3VϕEA/ωsxs
Quando a máquina síncrona funciona como motor, devido a presença dos enrolamentos amortecedores, a velocidade de seu rotor se estabelece abaixo da velocidade síncrona em virtude da queda de tensão natural dos sistemas eletricos sobrecarregados.
É correto o que se afirma apenas em
1 e 2
2 e 3
1
3 e 4
2
Um gerador síncrono trifásico de pequeno porte, instalado em fazenda gera energia a partir de uma pequena planta de biogás associada a uma granja de suínos. O gerador é de 40 kVA, 220 V, ligação em triângulo e tem resistência de armadura de 0,1 Ω por fase e reatância síncrona de armadura de 1Ω por fase. Calcule o regulação de tensão desse gerador ao funcionar, entregando potência nominal a uma carga com fator de potência 0,92 atrasado. Depois, assinale a resposta correta entre as faixas de valores das alternativas disponíveis.
16±1%
10±1%
12±1%
40±1%
20±1%
Motores de indução absorvem na partida valores altos de corrente da rede de alimentação. Razão pela qual, métodos de partida e aspectos construtivos são utilizados no intuito de assegurar a corrente de partida em patamares aceitáveis. Dentro desse contexto, avalie cada uma das afirmativas que se segue, verifique sua veracidade e depois marque a resposta correta entre as alternativas exibidas.
Motor de indução de dupla gaiola é um motor projetado para partir ligado direto à rede elétrica.
Motores de indução trifásicos das categorias A e B, de potência até 5 Cv, podem partir por ligação direta à rede, por apresentarem corrente de partida tolerável.
Motores de indução da categoria D apresentam torque máximo na partida e corrente de partida que varia de 3 a 8 vezes a nominal.
Quando uma chave estrela-triângulo é utilizada para partir um motor de indução, o motor parte conectado em triângulo e ao atingir velocidade próxima a velocidade nominal é conectado em estrela.
O rotor de motores de indução do tipo rotor bobinado possui enrolamento trifásico que pode ser ligado em estrela, que é externamente acessível por meio de três anéis construídos no eixo do motor, por onde são inseridas resistências que possibilitam o controle do torque e a corrente de partida do dispositivo.
É correto o que se afirma em
3 e 5 apenas
2, 3, 4 e 5 apenas
1, 2, 3 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 5 apenas
Um motor de indução trifásico de 440 V, com enrolamento conectado em triângulo, oito polos, 60 Hz, está operando, em condições nominais com um escorregamento de 2%, acionando uma carga mecânica acoplada em seu eixo de giro. Nessa condição de funcionamento, tal motor absorve 15 kW de potência ativa da fonte de alimentação, com fator de potência 0,92 atrasado. Posto isto, para esse motor, nessa condição de operação, determine: a) a velocidade do campo magnético girante em seu interior, em rotações por minuto, b) velocidade de seu eixo de giro, em rotações por minuto, c) a frequência das tensões induzidas no rotor do motor, d) o valor eficaz da corrente que circula em cada fase de seu enrolamento trifásico. Depois, marque a resposta correta entre as alternativas propostas.
a) 1800 rpm; b) 1782 rpm; c) 3,0 Hz, d) 12,35 A.
a) 900 rpm; b) 855 rpm; c) 3,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 1200 rpm; b) 1182 rpm; c) 1,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 900 rpm; b) 882 rpm; c) 1,2 Hz; d) 12,35 A.
a) 3600 rpm; b) 3545 rpm; c) 2,0 Hz, d) 100 A.
Um motor série com 400 V aplicados ao seu enrolamento de armadura absorve 28 KW da rede de alimentação ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação. Seu rendimento nessa condição de carga é de 87% e sua velocidade 1725 RPM. A resistência de campo série é 0,066Ω, a resistência do circuito da armadura 0,7Ω e a queda de tensão nas escovas 2 V. Para esse motor avalie as afirmativas abaixo. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
I. A força contraeletromotriz gerada nessa condição de operação é menor que 300 V.
II. A potência de saída do motor é igual 20 kW para essa condição de carga.
III. O torque no eixo do motor nessa condição de carga é maior que 100 N.m.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, III, IV e V
III, IV e V apenas
II, IV e V apenas
Um motor shunt operando na condição nominal absorve 15 KW de uma fonte de alimentação de corrente contínua. Sua resistência de enrolamento de campo e armadura são 300 Ω e 0,05 Ω respectivamente. A tensão nominal aplicada nos terminais da armadura do motor é 300 V a queda nas escovas igual a 0.5% da tensão nominal.
Calcule a corrente absorvida pelo motor da fonte de alimentação e a força contraeletromotriz gerada pelo motor. Depois marque a resposta correta entre as alternativas abaixo.
a) IL = 49 A e Ec = 286,05 V
a) IL = 49 A e Ec = 116,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 296,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 300,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 196,05 V
Um gerador síncrono ou um motor síncrono, fisicamente é o mesmo equipamento, é a mesma máquina síncrona. Em operação o fluxo de potência ativa flui da máquina para o sistema elétrico, ao qual ele está interligado, quando a máquina está funcionando como gerador e flui do sistema elétrico para a máquina quando ela está operando como motor. Normalmente os motores síncronos são conectados a sistemas elétricos de energia que contêm geradores de porte muito maior do que o porte dos motores. Assim, a tensão e a frequência nos terminais do motor são fixas. Nesse sentido o sistema de energia se apresenta para o motor como um barramento infinito. O circuito equivalente de um motor síncrono é o mesmo de um gerador síncrono, mas a corrente tem sentido contrário de um em relação ao outro. Além disso, operam na mesma velocidade síncrona: o gerador com tal velocidade determinada e controlada pela turbina e seu governador e o motor estabelecida pela frequência das tensões do sistema elétrico. Associado a essa temática, avalie as afirmativas que se seguir, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Em seguida marque a resposta correta entre as alternativa.
Para qualquer situação de excitação de campo, quando a máquina síncrona está operando como gerador, o fluxo de potência reativa flui do gerador para o sistema elétrico ao qual ele está conectado enquanto que com a máquina funcionando como motor, o fluxo de potência reativa flui do sistema para o motor.
Um motor síncrono não tem conjugado de partida e, portanto, precisa utilizar algum método de partida, sendo o enrolamento amortecedor um dos mais importantes, pois eles também aumentam a estabilidade do motor durante transitório de carga.
A potência máxima possível que um gerador síncrono pode fornecer a um sistema elétrico pode ser calculada pela expressão Pmax=3VϕEA/xs e o conjugado máximo possível pela expressão Tmax=3VϕEA/ωsxs
Quando a máquina síncrona funciona como motor, devido a presença dos enrolamentos amortecedores, a velocidade de seu rotor se estabelece abaixo da velocidade síncrona em virtude da queda de tensão natural dos sistemas eletricos sobrecarregados.
É correto o que se afirma apenas em
1 e 2
2 e 3
1
3 e 4
2
Um gerador síncrono trifásico de pequeno porte, instalado em fazenda gera energia a partir de uma pequena planta de biogás associada a uma granja de suínos. O gerador é de 40 kVA, 220 V, ligação em triângulo e tem resistência de armadura de 0,1 Ω por fase e reatância síncrona de armadura de 1Ω por fase. Calcule o regulação de tensão desse gerador ao funcionar, entregando potência nominal a uma carga com fator de potência 0,92 atrasado. Depois, assinale a resposta correta entre as faixas de valores das alternativas disponíveis.
16±1%
10±1%
12±1%
40±1%
20±1%
Motores de indução absorvem na partida valores altos de corrente da rede de alimentação. Razão pela qual, métodos de partida e aspectos construtivos são utilizados no intuito de assegurar a corrente de partida em patamares aceitáveis. Dentro desse contexto, avalie cada uma das afirmativas que se segue, verifique sua veracidade e depois marque a resposta correta entre as alternativas exibidas.
Motor de indução de dupla gaiola é um motor projetado para partir ligado direto à rede elétrica.
Motores de indução trifásicos das categorias A e B, de potência até 5 Cv, podem partir por ligação direta à rede, por apresentarem corrente de partida tolerável.
Motores de indução da categoria D apresentam torque máximo na partida e corrente de partida que varia de 3 a 8 vezes a nominal.
Quando uma chave estrela-triângulo é utilizada para partir um motor de indução, o motor parte conectado em triângulo e ao atingir velocidade próxima a velocidade nominal é conectado em estrela.
O rotor de motores de indução do tipo rotor bobinado possui enrolamento trifásico que pode ser ligado em estrela, que é externamente acessível por meio de três anéis construídos no eixo do motor, por onde são inseridas resistências que possibilitam o controle do torque e a corrente de partida do dispositivo.
É correto o que se afirma em
3 e 5 apenas
2, 3, 4 e 5 apenas
1, 2, 3 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 5 apenas
Um motor de indução trifásico de 440 V, com enrolamento conectado em triângulo, oito polos, 60 Hz, está operando, em condições nominais com um escorregamento de 2%, acionando uma carga mecânica acoplada em seu eixo de giro. Nessa condição de funcionamento, tal motor absorve 15 kW de potência ativa da fonte de alimentação, com fator de potência 0,92 atrasado. Posto isto, para esse motor, nessa condição de operação, determine: a) a velocidade do campo magnético girante em seu interior, em rotações por minuto, b) velocidade de seu eixo de giro, em rotações por minuto, c) a frequência das tensões induzidas no rotor do motor, d) o valor eficaz da corrente que circula em cada fase de seu enrolamento trifásico. Depois, marque a resposta correta entre as alternativas propostas.
a) 1800 rpm; b) 1782 rpm; c) 3,0 Hz, d) 12,35 A.
a) 900 rpm; b) 855 rpm; c) 3,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 1200 rpm; b) 1182 rpm; c) 1,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 900 rpm; b) 882 rpm; c) 1,2 Hz; d) 12,35 A.
a) 3600 rpm; b) 3545 rpm; c) 2,0 Hz, d) 100 A.
Um motor série com 400 V aplicados ao seu enrolamento de armadura absorve 28 KW da rede de alimentação ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação. Seu rendimento nessa condição de carga é de 87% e sua velocidade 1725 RPM. A resistência de campo série é 0,066Ω, a resistência do circuito da armadura 0,7Ω e a queda de tensão nas escovas 2 V. Para esse motor avalie as afirmativas abaixo. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
I. A força contraeletromotriz gerada nessa condição de operação é menor que 300 V.
II. A potência de saída do motor é igual 20 kW para essa condição de carga.
III. O torque no eixo do motor nessa condição de carga é maior que 100 N.m.
É correto o que se afirma em:
a) IL = 49 A e Ec = 286,05 V
a) IL = 49 A e Ec = 116,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 296,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 300,05 V
a) IL = 50 A e Ec = 196,05 V
Um gerador síncrono ou um motor síncrono, fisicamente é o mesmo equipamento, é a mesma máquina síncrona. Em operação o fluxo de potência ativa flui da máquina para o sistema elétrico, ao qual ele está interligado, quando a máquina está funcionando como gerador e flui do sistema elétrico para a máquina quando ela está operando como motor. Normalmente os motores síncronos são conectados a sistemas elétricos de energia que contêm geradores de porte muito maior do que o porte dos motores. Assim, a tensão e a frequência nos terminais do motor são fixas. Nesse sentido o sistema de energia se apresenta para o motor como um barramento infinito. O circuito equivalente de um motor síncrono é o mesmo de um gerador síncrono, mas a corrente tem sentido contrário de um em relação ao outro. Além disso, operam na mesma velocidade síncrona: o gerador com tal velocidade determinada e controlada pela turbina e seu governador e o motor estabelecida pela frequência das tensões do sistema elétrico. Associado a essa temática, avalie as afirmativas que se seguir, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Em seguida marque a resposta correta entre as alternativa.
Para qualquer situação de excitação de campo, quando a máquina síncrona está operando como gerador, o fluxo de potência reativa flui do gerador para o sistema elétrico ao qual ele está conectado enquanto que com a máquina funcionando como motor, o fluxo de potência reativa flui do sistema para o motor.
Um motor síncrono não tem conjugado de partida e, portanto, precisa utilizar algum método de partida, sendo o enrolamento amortecedor um dos mais importantes, pois eles também aumentam a estabilidade do motor durante transitório de carga.
A potência máxima possível que um gerador síncrono pode fornecer a um sistema elétrico pode ser calculada pela expressão Pmax=3VϕEA/xs e o conjugado máximo possível pela expressão Tmax=3VϕEA/ωsxs
Quando a máquina síncrona funciona como motor, devido a presença dos enrolamentos amortecedores, a velocidade de seu rotor se estabelece abaixo da velocidade síncrona em virtude da queda de tensão natural dos sistemas eletricos sobrecarregados.
É correto o que se afirma apenas em
1 e 2
2 e 3
1
3 e 4
2
Um gerador síncrono trifásico de pequeno porte, instalado em fazenda gera energia a partir de uma pequena planta de biogás associada a uma granja de suínos. O gerador é de 40 kVA, 220 V, ligação em triângulo e tem resistência de armadura de 0,1 Ω por fase e reatância síncrona de armadura de 1Ω por fase. Calcule o regulação de tensão desse gerador ao funcionar, entregando potência nominal a uma carga com fator de potência 0,92 atrasado. Depois, assinale a resposta correta entre as faixas de valores das alternativas disponíveis.
16±1%
10±1%
12±1%
40±1%
20±1%
Motores de indução absorvem na partida valores altos de corrente da rede de alimentação. Razão pela qual, métodos de partida e aspectos construtivos são utilizados no intuito de assegurar a corrente de partida em patamares aceitáveis. Dentro desse contexto, avalie cada uma das afirmativas que se segue, verifique sua veracidade e depois marque a resposta correta entre as alternativas exibidas.
Motor de indução de dupla gaiola é um motor projetado para partir ligado direto à rede elétrica.
Motores de indução trifásicos das categorias A e B, de potência até 5 Cv, podem partir por ligação direta à rede, por apresentarem corrente de partida tolerável.
Motores de indução da categoria D apresentam torque máximo na partida e corrente de partida que varia de 3 a 8 vezes a nominal.
Quando uma chave estrela-triângulo é utilizada para partir um motor de indução, o motor parte conectado em triângulo e ao atingir velocidade próxima a velocidade nominal é conectado em estrela.
O rotor de motores de indução do tipo rotor bobinado possui enrolamento trifásico que pode ser ligado em estrela, que é externamente acessível por meio de três anéis construídos no eixo do motor, por onde são inseridas resistências que possibilitam o controle do torque e a corrente de partida do dispositivo.
É correto o que se afirma em
3 e 5 apenas
2, 3, 4 e 5 apenas
1, 2, 3 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 5 apenas
Um motor de indução trifásico de 440 V, com enrolamento conectado em triângulo, oito polos, 60 Hz, está operando, em condições nominais com um escorregamento de 2%, acionando uma carga mecânica acoplada em seu eixo de giro. Nessa condição de funcionamento, tal motor absorve 15 kW de potência ativa da fonte de alimentação, com fator de potência 0,92 atrasado. Posto isto, para esse motor, nessa condição de operação, determine: a) a velocidade do campo magnético girante em seu interior, em rotações por minuto, b) velocidade de seu eixo de giro, em rotações por minuto, c) a frequência das tensões induzidas no rotor do motor, d) o valor eficaz da corrente que circula em cada fase de seu enrolamento trifásico. Depois, marque a resposta correta entre as alternativas propostas.
a) 1800 rpm; b) 1782 rpm; c) 3,0 Hz, d) 12,35 A.
a) 900 rpm; b) 855 rpm; c) 3,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 1200 rpm; b) 1182 rpm; c) 1,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 900 rpm; b) 882 rpm; c) 1,2 Hz; d) 12,35 A.
a) 3600 rpm; b) 3545 rpm; c) 2,0 Hz, d) 100 A.
Um motor série com 400 V aplicados ao seu enrolamento de armadura absorve 28 KW da rede de alimentação ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação. Seu rendimento nessa condição de carga é de 87% e sua velocidade 1725 RPM. A resistência de campo série é 0,066Ω, a resistência do circuito da armadura 0,7Ω e a queda de tensão nas escovas 2 V. Para esse motor avalie as afirmativas abaixo. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
I. A força contraeletromotriz gerada nessa condição de operação é menor que 300 V.
II. A potência de saída do motor é igual 20 kW para essa condição de carga.
III. O torque no eixo do motor nessa condição de carga é maior que 100 N.m.
É correto o que se afirma em:
1 e 2
2 e 3
1
3 e 4
2
Um gerador síncrono trifásico de pequeno porte, instalado em fazenda gera energia a partir de uma pequena planta de biogás associada a uma granja de suínos. O gerador é de 40 kVA, 220 V, ligação em triângulo e tem resistência de armadura de 0,1 Ω por fase e reatância síncrona de armadura de 1Ω por fase. Calcule o regulação de tensão desse gerador ao funcionar, entregando potência nominal a uma carga com fator de potência 0,92 atrasado. Depois, assinale a resposta correta entre as faixas de valores das alternativas disponíveis.
16±1%
10±1%
12±1%
40±1%
20±1%
Motores de indução absorvem na partida valores altos de corrente da rede de alimentação. Razão pela qual, métodos de partida e aspectos construtivos são utilizados no intuito de assegurar a corrente de partida em patamares aceitáveis. Dentro desse contexto, avalie cada uma das afirmativas que se segue, verifique sua veracidade e depois marque a resposta correta entre as alternativas exibidas.
Motor de indução de dupla gaiola é um motor projetado para partir ligado direto à rede elétrica.
Motores de indução trifásicos das categorias A e B, de potência até 5 Cv, podem partir por ligação direta à rede, por apresentarem corrente de partida tolerável.
Motores de indução da categoria D apresentam torque máximo na partida e corrente de partida que varia de 3 a 8 vezes a nominal.
Quando uma chave estrela-triângulo é utilizada para partir um motor de indução, o motor parte conectado em triângulo e ao atingir velocidade próxima a velocidade nominal é conectado em estrela.
O rotor de motores de indução do tipo rotor bobinado possui enrolamento trifásico que pode ser ligado em estrela, que é externamente acessível por meio de três anéis construídos no eixo do motor, por onde são inseridas resistências que possibilitam o controle do torque e a corrente de partida do dispositivo.
É correto o que se afirma em
3 e 5 apenas
2, 3, 4 e 5 apenas
1, 2, 3 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 5 apenas
Um motor de indução trifásico de 440 V, com enrolamento conectado em triângulo, oito polos, 60 Hz, está operando, em condições nominais com um escorregamento de 2%, acionando uma carga mecânica acoplada em seu eixo de giro. Nessa condição de funcionamento, tal motor absorve 15 kW de potência ativa da fonte de alimentação, com fator de potência 0,92 atrasado. Posto isto, para esse motor, nessa condição de operação, determine: a) a velocidade do campo magnético girante em seu interior, em rotações por minuto, b) velocidade de seu eixo de giro, em rotações por minuto, c) a frequência das tensões induzidas no rotor do motor, d) o valor eficaz da corrente que circula em cada fase de seu enrolamento trifásico. Depois, marque a resposta correta entre as alternativas propostas.
a) 1800 rpm; b) 1782 rpm; c) 3,0 Hz, d) 12,35 A.
a) 900 rpm; b) 855 rpm; c) 3,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 1200 rpm; b) 1182 rpm; c) 1,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 900 rpm; b) 882 rpm; c) 1,2 Hz; d) 12,35 A.
a) 3600 rpm; b) 3545 rpm; c) 2,0 Hz, d) 100 A.
Um motor série com 400 V aplicados ao seu enrolamento de armadura absorve 28 KW da rede de alimentação ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação. Seu rendimento nessa condição de carga é de 87% e sua velocidade 1725 RPM. A resistência de campo série é 0,066Ω, a resistência do circuito da armadura 0,7Ω e a queda de tensão nas escovas 2 V. Para esse motor avalie as afirmativas abaixo. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
I. A força contraeletromotriz gerada nessa condição de operação é menor que 300 V.
II. A potência de saída do motor é igual 20 kW para essa condição de carga.
III. O torque no eixo do motor nessa condição de carga é maior que 100 N.m.
É correto o que se afirma em:
16±1%
10±1%
12±1%
40±1%
20±1%
Motores de indução absorvem na partida valores altos de corrente da rede de alimentação. Razão pela qual, métodos de partida e aspectos construtivos são utilizados no intuito de assegurar a corrente de partida em patamares aceitáveis. Dentro desse contexto, avalie cada uma das afirmativas que se segue, verifique sua veracidade e depois marque a resposta correta entre as alternativas exibidas.
Motor de indução de dupla gaiola é um motor projetado para partir ligado direto à rede elétrica.
Motores de indução trifásicos das categorias A e B, de potência até 5 Cv, podem partir por ligação direta à rede, por apresentarem corrente de partida tolerável.
Motores de indução da categoria D apresentam torque máximo na partida e corrente de partida que varia de 3 a 8 vezes a nominal.
Quando uma chave estrela-triângulo é utilizada para partir um motor de indução, o motor parte conectado em triângulo e ao atingir velocidade próxima a velocidade nominal é conectado em estrela.
O rotor de motores de indução do tipo rotor bobinado possui enrolamento trifásico que pode ser ligado em estrela, que é externamente acessível por meio de três anéis construídos no eixo do motor, por onde são inseridas resistências que possibilitam o controle do torque e a corrente de partida do dispositivo.
É correto o que se afirma em
3 e 5 apenas
2, 3, 4 e 5 apenas
1, 2, 3 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 5 apenas
Um motor de indução trifásico de 440 V, com enrolamento conectado em triângulo, oito polos, 60 Hz, está operando, em condições nominais com um escorregamento de 2%, acionando uma carga mecânica acoplada em seu eixo de giro. Nessa condição de funcionamento, tal motor absorve 15 kW de potência ativa da fonte de alimentação, com fator de potência 0,92 atrasado. Posto isto, para esse motor, nessa condição de operação, determine: a) a velocidade do campo magnético girante em seu interior, em rotações por minuto, b) velocidade de seu eixo de giro, em rotações por minuto, c) a frequência das tensões induzidas no rotor do motor, d) o valor eficaz da corrente que circula em cada fase de seu enrolamento trifásico. Depois, marque a resposta correta entre as alternativas propostas.
a) 1800 rpm; b) 1782 rpm; c) 3,0 Hz, d) 12,35 A.
a) 900 rpm; b) 855 rpm; c) 3,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 1200 rpm; b) 1182 rpm; c) 1,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 900 rpm; b) 882 rpm; c) 1,2 Hz; d) 12,35 A.
a) 3600 rpm; b) 3545 rpm; c) 2,0 Hz, d) 100 A.
Um motor série com 400 V aplicados ao seu enrolamento de armadura absorve 28 KW da rede de alimentação ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação. Seu rendimento nessa condição de carga é de 87% e sua velocidade 1725 RPM. A resistência de campo série é 0,066Ω, a resistência do circuito da armadura 0,7Ω e a queda de tensão nas escovas 2 V. Para esse motor avalie as afirmativas abaixo. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
I. A força contraeletromotriz gerada nessa condição de operação é menor que 300 V.
II. A potência de saída do motor é igual 20 kW para essa condição de carga.
III. O torque no eixo do motor nessa condição de carga é maior que 100 N.m.
É correto o que se afirma em:
3 e 5 apenas
2, 3, 4 e 5 apenas
1, 2, 3 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
1, 2, 3 e 5 apenas
Um motor de indução trifásico de 440 V, com enrolamento conectado em triângulo, oito polos, 60 Hz, está operando, em condições nominais com um escorregamento de 2%, acionando uma carga mecânica acoplada em seu eixo de giro. Nessa condição de funcionamento, tal motor absorve 15 kW de potência ativa da fonte de alimentação, com fator de potência 0,92 atrasado. Posto isto, para esse motor, nessa condição de operação, determine: a) a velocidade do campo magnético girante em seu interior, em rotações por minuto, b) velocidade de seu eixo de giro, em rotações por minuto, c) a frequência das tensões induzidas no rotor do motor, d) o valor eficaz da corrente que circula em cada fase de seu enrolamento trifásico. Depois, marque a resposta correta entre as alternativas propostas.
a) 1800 rpm; b) 1782 rpm; c) 3,0 Hz, d) 12,35 A.
a) 900 rpm; b) 855 rpm; c) 3,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 1200 rpm; b) 1182 rpm; c) 1,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 900 rpm; b) 882 rpm; c) 1,2 Hz; d) 12,35 A.
a) 3600 rpm; b) 3545 rpm; c) 2,0 Hz, d) 100 A.
Um motor série com 400 V aplicados ao seu enrolamento de armadura absorve 28 KW da rede de alimentação ao acionar uma carga mecânica acoplada em seu eixo de rotação. Seu rendimento nessa condição de carga é de 87% e sua velocidade 1725 RPM. A resistência de campo série é 0,066Ω, a resistência do circuito da armadura 0,7Ω e a queda de tensão nas escovas 2 V. Para esse motor avalie as afirmativas abaixo. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.
I. A força contraeletromotriz gerada nessa condição de operação é menor que 300 V.
II. A potência de saída do motor é igual 20 kW para essa condição de carga.
III. O torque no eixo do motor nessa condição de carga é maior que 100 N.m.
É correto o que se afirma em:
a) 1800 rpm; b) 1782 rpm; c) 3,0 Hz, d) 12,35 A.
a) 900 rpm; b) 855 rpm; c) 3,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 1200 rpm; b) 1182 rpm; c) 1,0 Hz; d) 21,39 A.
a) 900 rpm; b) 882 rpm; c) 1,2 Hz; d) 12,35 A.
a) 3600 rpm; b) 3545 rpm; c) 2,0 Hz, d) 100 A.